domingo, 19 de dezembro de 2010

Fotografar novamente o mesmo passeio?

É a primeira coisa que eu penso quando encaminho uma turma de alunos de fotografia aos passeios que já realizei. Mas, por graças da fotografia, um passeio nunca é igual ao anterior, e nunca será igual ao próximo. Começam pelas pessoas, pois sempre estamos com turmas diferentes o que faz o passeio por si só, diferente. As pessoas lhe conduzem a seguir o estilo fotográfico, você vê um colega fotografando um cantinho do cenário e pensa: "O que será que ele está fotografando?" Imediatamente vc se desloca pelas proximidades e tenta com seus olhos fazer a foto que não havia lhe ocorrido. Isso que é bom nos passeios, essa interação muitas vezes intensional e outras tantas bem intensional é que fazem com que eu os repita. A certeza disso tudo vem depois, em casa, baixando as fotos no micro e vendo que os mesmo lugares foram fotografados ou de ângulos diferentes ou de enquadramentos diferentes. São fotografias diferentes.

O exemplo (óbvio e evidente) disso tudo que estou comentando está nessas duas fotos na sequência, em que o mesmo Tucano fotografado em 2009 e agora em recente passeio de 2010.


tucano em 2009


tucano em 2010

Lógico que também não estou considerando as condições de tempo e de luz que fazem a diferença em passeios externos e que dificilmente se repetem. Basta um dia, num determinado momento a condição de uma nuvem pode mudar o resultado de uma mesma foto. O horário do passeio e a época do ano em que for realizado também devemos levar em consideração.

Em resumo, não haverá duas situações iguais em qualquer momento de nossas vidas, portanto, ao fotografar esses momentos teremos resultados diferentes. Que bom isso! Seria muito chato ter clichês fotográficos, assim temos fotos diferentes a lembrar e discutir a cada momento. Repita passeios, repita lugares já visitados, porque com certeza terá tantos resultados diferentes, quantas vezes o frequentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário